International Journal of Communication
Em 2018, a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência do Brasil esteve associada a estratégias de propaganda duvidosas implementadas por meio das mídias sociais. O objetivo deste artigo é compreender o desenvolvimento inicial das principais estratégias de comunicação de sua campanha presidencial desde 2016.
Usamos uma combinação de análise observacional, discursiva e de conteúdo com base em dados de rastreamento digital para investigar como Bolsonaro vinha testando seus alvos de campanha e segmentação, bem como cultivando contas de bot e botnets no Twitter durante a eleição municipal do Rio de Janeiro de 2016.
Nossa pesquisa sugere que a automação de diferentes perfis de apoiadores para atingir potenciais identidades de eleitores e a disseminação experimental de narrativas divisivas garantiram a eficácia de sua persuasão de comunicação.
Essa descoberta contribui para o crescente corpo de conhecimento sobre seus controversos esforços online, acrescentando à agenda de pesquisa urgente sobre o revés democrático do Brasil.
Como citar: SANTINI, R. Marie; SALLES, D. ; TUCCI, G. . When Machine Behavior Targets Future Voters: The Use of Social Bots to Test Narratives for Political Campaigns in Brazil. International Journal of Communication, v. 15, p. 1220, 2021.