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​Índice de
Transparência
de Dados

O Índice de Transparência de Dados  das Plataformas de Redes Sociais (ITD) avalia o grau de transparência e de qualidade dos dados das principais redes sociais e aplicativos de mensageria que atuam no Brasil

Lançado em novembro de 2024, o ITD segue um roteiro estruturado, sistematizado e reprodutível, baseado em critérios de qualidade de dados, para avaliação dos mecanismos de acesso a dados para pesquisa disponibilizados pelas principais plataformas de redes sociais que operam no Brasil.

O Índice é uma proposta do NetLab UFRJ para a promoção da transparência de dados no Brasil, diante da escassez de informação qualificada para pesquisas sociais aplicadas baseadas em dados digitais no Brasil.

O Índice completo pode ser acessado abaixo.

81 a 100 pontos

Transparência ideal

61 a 80 pontos

Transparência regular

41 a 60 pontos

Transparência precária

21 a 40 pontos

Transparência irrelevante ou nula

0 a 20 pontos

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Transparência satisfatória

Faixas de Pontuação
& Classificação
das Plataformas

Notas das Plataformas

O YouTube tem como principais pontos negativos a ausência de interface de usuário para a coleta de dados e o retorno de dados inconsistentes e incoerentes com os parâmetros utilizados na busca. Entre aspectos positivos, a plataforma permite acesso integral ao universo de dados públicos por meio de API gratuita. Além disso, o YouTube permite a recuperação ágil de dados recém-publicados e de dados históricos.

Transparência de dados: Satisfatória

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YouTube

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Quase metade da nota da plataforma dependia dos 25 pontos recebidos pela disponibilização do CrowdTangle, interface e API de coleta de dados, que foi descontinuada.


O CrowdTangle apresentava diversas limitações que prejudicavam a completude dos dados: não permitia acesso a comentários vinculados às postagens originais  ou acesso a conteúdos temporários, como fotos e vídeos publicados em stories. 


A ferramenta também não permitia a recuperação de  todo o universo de dados públicos de publicações da plataforma, limitando a busca a publicações de páginas com mais de 25 mil seguidores ou curtidas.

Transparência de dados: Regular

Facebook

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Assim como o Facebook, o Instagram disponibilizava os dados por meio do CrowdTangle que não permitia a coleta de comentários, stories e reels, além de proibir a recuperação de todo o universo de dados públicos da plataforma. 


A principal diferença entre a nota recebida pelo Facebook e o Instagram reside na dimensão de consistência: no Instagram, os links retornados pela ferramenta expiravam quase instantaneamente e ficavam fora do ar.


As barreiras técnicas impostas constantemente para a raspagem de conteúdo também fazem a plataforma perder ponto em acessibilidade.

Transparência de dados: Regular

Instagram

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A avaliação do X/Twitter no ITD é bastante afetada pela falta de acesso integral e gratuito a seu universo de dados públicos. Desde 2023, o acesso à API da plataforma é pago, com preços proibitivos, especialmente para pesquisadores em países do Sul Global. A plataforma também não divulga relatórios de transparência para o contexto brasileiro desde 2021. Tampouco há uma interface de usuário para a coleta. Por outro lado, é a única que sinaliza adequadamente conteúdos removidos e, embora o acesso seja pago, a API oferece
dados consistentes e completos.

Transparência de dados: Precária

X / Twitter

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Apesar de oferecer uma API gratuita, a necessidade de conhecer os grupos de antemão impede o acesso ao universo de dados públicos e dificulta a busca por temas de interesse específicos. O Telegram não oferece uma interface de usuário para coleta de dados, a documentação de sua API não é detalhada e não publica relatórios periódicos de transparência no Brasil. Entre os pontos positivos, os resultados entregues pela API são completos e consistentes com filtros aplicados e a plataforma não impede a raspagem de dados.

Transparência da dados: Precária

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Telegram

Por disponibilizar uma API de coleta de dados apenas para pesquisadores dos EUA e da Europa, o TikTok adota política discriminatória contra pesquisadores do Sul Global. Tampouco é disponibilizada uma interface de usuário para a coleta de dados. O principal ponto positivo do TikTok é a divulgação de relatórios de transparência com detalhes sobre ações de moderação no Brasil.

Transparência de dados: Irrelevante

TikTok

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Com diversas deficiências de transparência, o Kwai não pontua em 5 das 6 dimensões avaliadas pelo ITD. Sem interface de usuário para coleta de dados nem API oficial, o Kwai obtém pontos na dimensão de acessibilidade apenas por não restringir a raspagem de dados, que pode ser feita sem autenticação e via Web. A plataforma tampouco publica relatórios periódicos de transparência sobre ações de moderação no Brasil.

Transparência de dados: Irrelevante

Kwai

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Assim como o Kwai, o WhatsApp falha em três eixos prioritários de transparência: não oferece API oficial gratuita para a coleta de dados, não disponibiliza interface para a coleta, nem publica relatórios periódicos de transparência sobre ações de moderação no Brasil. A pontuação obtida decorre da possibilidade de raspagem de dados, embora a plataforma não autorize a prática oficialmente. O cenário precário acende um sinal de alerta, já que o aplicativo é uma dos principais meios para a disseminação de (des)informação no Sul Global.

Transparência de dados: Irrelevante

WhatsApp

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Observatório da Indústria da Desinformação e
seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil

Apoio: 

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Este relatório é um dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Observatório da indústria da desinformação e seu impacto nas relações de consumo no Brasil, projeto firmado em parceria entre o NetLab UFRJ e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Secretaria Pública (Senacon/MJSP).

O principal objetivo do observatório
é prover insumos que possam embasar
políticas públicas e parâmetros de transparência para proteção dos consumidores a partir de análises sobre a infraestrutura, o modelo de negócios e os modos de atuação das plataformas digitais no Brasil. A apresentação de evidências tem como intuito produzir informações que possam ser úteis na mitigação de estratégias de manipulação e desinformação nas relações de consumo online no país.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas
aqui

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