top of page


MULTIPLATFORM APPROACH

We understand that different communication and information ecosystems cross through contemporary sociability.

 

That's why we create and maintain continuous and systematic monitoring with collections of data from online communication on various topics in different platforms: Twitter, Instagram, Facebook, Youtube, Whatsapp, Telegram, Tiktok, Google Ads and Meta Ads - plus professional media news portals and junk news.

 

Our research seeks to map the role of each internet space in the organization of disinformation. We develop social science methods combined with computational communication to expand, create and implement research strategies in order to empirically and critically investigate the effects of the media ecosystem on public opinion.

We understand that different communication and information ecosystems cross through contemporary sociability.

 

That's why we create and maintain continuous and systematic monitoring with collections of data from online communication on various topics in different platforms: Twitter, Instagram, Facebook, Youtube, Whatsapp, Telegram, Tiktok, Google Ads and Meta Ads - plus professional media news portals and junk news.

 

Our research seeks to map the role of each internet space in the organization of disinformation. We develop social science methods combined with computational communication to expand, create and implement research strategies in order to empirically and critically investigate the effects of the media ecosystem on public opinion.

COR E PRETA.png


MULTIPLATFORM APPROACH

Criar indicadores de transparência e de qualidade relativos ao acesso a dados oferecido pelas plataformas online, referentes a dados gerados pelos usuários e a dados referentes à publicidade digital. Para isso, propomos analisar sete plataformas digitais e seis plataformas de anúncios.
 

Desenvolver pesquisas sobre anúncios falsos e o ecossistema de desinformação que culmina em operações financeiras, a partir de evidências baseadas em dados e métodos científicos.
 

Criar banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes levam o consumidor ao engano, roubo de dados, prejuízos financeiros, golpes ou qualquer outro tipo de perda ou dano material ou moral.
 

Promover seminários para divulgar e discutir os resultados dos dois estudos propostos no projeto com as equipes do Ministério da Justiça e convidados.
 

Criar um protocolo de denúncias para o MJ implementar em seus canais virtuais. Tais denúncias, por sua vez, poderão servir de insumos para a pesquisa.


MULTIPLATFORM APPROACH

Relatórios, nota técnica e conjunto de evidências sobre o golpes envolvendo o Programa Desenrola Brasil

Relatório sobre o golpes envolvendo o Programa Voa Brasil

Relatório sobre golpes envolvendo os principais anunciantes do Brasil

Entrega do protocolo de denúncias de golpes sofridos por consumidores por meio de anúncios veiculados nas plataformas digitais

Entrega do protocolo de pedido de informação referente aos golpes sofridos por consumidores por meio de anúncios veiculados nas plataformas digitais

Políticos da Índia veiculam anúncios fraudulentos no Brasil

Anúncios com IA usam imagem de políticos brasileiros para aplicar golpes

Nota técnica: Google Diminui Transparência de Anúncios Políticos no Brasil e Desobedece Resolução do TSE

bottom of page