
Advertising Transparency Index
The Social Media Platform Advertising Transparency Index (ITP) is a tool for assessing the mechanisms for accessing data on boosted publications and monetized content on the main social media platforms operating in Brazil.
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Launched in November 2024, the ITP is based on a structured, systematized and reproducible roadmap, based on data quality parameters and dimensions, to measure the availability, transparency and quality of advertising data provided by the platforms.
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The Index is a proposal by NetLab UFRJ to promote data transparency in Brazil, given the scarcity of qualified information on the placement of ads on social media platforms.
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The full Index can be accessed below.
O estudo também revelou que o excesso de informações, incluindo notícias falsas, pode gerar ansiedade e medo, enquanto a desconfiança nas autoridades favorece a crença em teorias da conspiração.
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O trabalho foi realizado para o Ministério da Saúde por pesquisadores da UFRJ e da UFF sob coordenação da Professora Rose Marie Santini, diretora do NetLab UFRJ, e com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Platform Score Ranges and Rankings
Jornal O Globo
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) identificou o uso da estratégia em ao menos 57 publicações feitas por 38 sites, a maioria bolsonarista, ao longo da pandemia. O GLOBO apurou que parte desses textos foi divulgada, inclusive, por parlamentares da base do governo.
Conexão UFRJ
Embora no Brasil as pesquisas realizadas por empresas especializadas – como o Datafolha – mostrem que mais de 90% da população pretende se vacinar, as fake news vêm gerando desconfiança no público acerca dos imunizantes e outras diretrizes básicas de saúde na pandemia. Segundo Rose Marie Santini, professora da Escola de Comunicação (ECO) e pesquisadora do NetLab, existe uma circulação intensa de informações falsas, incorretas ou enganosas, simulando produção ou divulgação científica sobre transmissão, tratamento e prevenção da Covid-19, em particular terapias comprovadamente ineficazes.
Seminário do Ministério da Saúde
O Seminário Marco Zero, promovido pelos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o CNPq, convidou membros de todos os projetos contemplados por um edital especial dedicado a pesquisas que possam contribuir na gestão pública sobre a pandemia do novo coronavírus. A parceria entre os ministérios, concretizada durante a gestão do ex-Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, selecionou pesquisas que estão sendo desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento. Entre os projetos está a pesquisa do NetLab UFRJ.