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Digital Platforms Facilitate Misinformation About Abortion, Study Finds

Portal Catarinas - 04 de julho de 2024



À medida que o julgamento da descriminalização do aborto, até a 12ª semana de gestação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), se aproximava, um movimento opositor à discussão se organizava em diferentes plataformas. É o que revela o relatório ‘Temos que dar um basta’: a campanha multiplataforma em 2023 contra a ADPF 442 e o direito ao aborto no Brasil, conduzido pelo Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


O estudo detalha como organizações como Brasil Paralelo, Instituto Plínio de Oliveira e Citizen Go, juntamente com perfis ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, lideraram a disseminação de conteúdos antiaborto em redes sociais como WhatsApp, Telegram, Facebook e Instagram.


Em entrevista ao Catarinas, Débora Salles, coordenadora de pesquisa do NetLab, explica o impacto dessas campanhas de desinformação, destacando como o modelo de negócios das plataformas incentiva o engajamento por meio de conteúdos sensacionalistas e polêmicos. A entrevistada aponta para a necessidade urgente de regular as big-techs para garantir a transparência e a qualidade da comunicação digital.


Leia a matéria e confira a entrevista






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