top of page

Politicians used ads on social media to call for a pro-Bolsonaro rally and promote caravans in SP, survey shows

  • Writer: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • Feb 27, 2024
  • 1 min read

O Globo - 27 de fevereiro de 2024



A mobilização para o ato que levou milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Avenida Paulista no domingo contou com o reforço de postagens patrocinadas no Facebook e Instagram, redes sociais da Meta. Um levantamento do NetLab, laboratório da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na biblioteca de anúncios da big tech, identificou mais de 100 publicações com convocações para a manifestação em São Paulo.


Juntas, as postagens tiveram mais de 1 milhão de usuários alcançados. A lista de anunciantes inclui perfis de políticos com mandato e influenciadores bolsonaristas de diferentes estados do país.


Coordenadora do NetLab, Rose Marie Santini avalia que a amostra de anúncios reforça que, para a mobilização do último domingo, o bolsonarismo utilizou, como em outros momentos, diversas técnicas de propaganda e orquestração para incitar atos e manifestações:


— Os anúncios, pagos em sua maioria por políticos, mostra que o ato do dia 25 de fevereiro foi anabolizado por uma campanha publicitária que impactou mais de 1 milhão de pessoas nas redes sociais.



Institutional
Contact
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  This work may be freely copied for non-commercial teaching and research purposes. If you want to make any other uses that infringe copyright, contact our coordination by email.

bottom of page