top of page

Video fakes deputy's voice to publicize false compensation from Serasa

Estadão- 28 de junho de 2024



Postagem que exibe lista com nomes, CPFs e datas de nascimento usa a imagem de Nikolas Ferreira (PL-MG) para enganar usuários a respeito de uma suposta reparação de até R$ 30 mil que não existe.


O que estão compartilhando: vídeo em que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) supostamente divulga uma lista com nomes, CPFs e datas de nascimento de pessoas que teriam tido dados vazados pela Serasa, em 2021. Na gravação, é dito que essas pessoas teriam direito de receber uma indenização de até R$ 30 mil.


O conteúdo foi publicado no Facebook no dia 24 de junho e orienta o usuário a clicar em um botão escrito “saiba mais” para consultar se os dados foram vazados. O domínio do site anexado ao botão é vivendohoje.store. Ele não tem relação com o site oficial da Serasa, que é serasa.com.br. A reportagem tentou acessar a página para verificar o que seria solicitado ao usuário, mas não obteve sucesso.


O Estadão Verifica mostrou que um levantamento realizado pelo Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), encontrou 4.321 publicações impulsionadas nas redes sociais da Meta (Facebook e Instagram) utilizaram a imagem de políticos manipuladas por IA para aplicar golpes envolvendo uma suposta indenização da Serasa Experian. As postagens foram feitas entre os meses de março e maio deste ano.






Comentários


bottom of page