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Política, Eleições & Desinformação

Campanhas orquestradas de desinformação e propaganda são frequentemente utilizadas para polarizar os debates online, radicalizar a percepção pública de temas sensíveis e criar pânico moral. Desinformação abarca informações falsas, rumores, informações com enquadramento sensacionalista e/ou distorcido e teorias da conspiração que possuem o intuito de influenciar negativamente a opinião pública. Portanto, compreender essas estratégias requer o conhecimento sobre o funcionamento do ecossistema de mídia por trás da disseminação de conteúdo nocivo, composto por meios de comunicação de grande porte, mídia alternativa, mídia hiper partidária, portais de junk news, anúncios online, plataformas de mídia social e chat apps.

Utilizando plataformas online que a sociedade não consegue auditar, diferentes campanhas usufruem de novas tecnologias para impulsionar narrativas e influenciar a opinião pública, a ação coletiva e as políticas governamentais. Dessa forma, as características e particularidades de cada plataforma também são fatores relevantes para compreender os objetivos políticos, sociais e econômicos dessas operações de influência. Nas diferentes mídias sociais, trolls, bots, perfis falsos, usuários anônimos, influenciadores e políticos se destacam na produção e compartilhamento de informações tendenciosas que beneficiam determinados interesses financeiros e políticos.

Nessa linha de pesquisa realizamos análises multiplataforma sobre estratégias de comunicação e desinformação em contextos como campanhas eleitorais, crises políticas, ataques às instituições democráticas e tentativas de deslegitimação da mídia tradicional. O NetLab tem uma agenda para o diagnóstico desse fenômeno informacional e suas consequências sociais e políticas no Brasil, visto que um ambiente de informação problemático pode ameaçar a segurança pública, fraturar a coesão social, reduzir a confiança nas instituições e ameaçar o Estado Democrático de Direito.

Estudos em Andamento

Entre março e maio de 2024, identificamos centenas de anúncios fraudulentos veiculados no ecossistema de plataformas da Meta para usuários no Brasil, publicados por páginas de parlamentares indianos de diferentes partidos, em ambos os lados do espectro político. Este relatório detalha a articulação internacional de páginas e anúncios fraudulentos na rede Meta Ads.

O Brasil está entre os mais de 80 países que realizarão eleições em 2024, enfrentando um contexto inédito de fácil acesso a ferramentas de inteligência artificial generativa. Diante desse contexto inédito, o DFRLab e o NetLab UFRJ acompanharão o uso de ferramentas de IA durante as eleições municipais brasileiras de 2024 e os efeitos da regulamentação do TSE sobre o tema.

Esta análise do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o NetLab UFRJ, tem como objetivo principal identificar anúncios veiculados nas plataformas da Meta que fazem uso indevido da imagem dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Ministério da Justiça.

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