top of page

Observatório da Indústria da Desinformação e seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil

O NetLab UFRJ firmou, em dezembro de 2023, um convênio com o Ministério da Justiça com o objetivo de fornecer insumos que possam embasar políticas públicas de proteção dos consumidores. O projeto Observatório da Indústria da Desinformação e seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil pretende analisar a indústria da desinformação notoriamente obscura que vem se desenvolvendo na Internet, a partir da identificação de sua infra-estrutura, economia política, estratégias de desinformação e conduta antiética nas plataformas digitais, além de seu papel na manipulação de relações de consumo.

Início do projeto: 01 de dezembro de 2023
Fim do projeto: 28 de março de 2025

Apoio: 

COR E PRETA.png

Objetivos

Criar indicadores de transparência e de qualidade relativos ao acesso a dados oferecido pelas plataformas online, referentes a dados gerados pelos usuários e a dados referentes à publicidade digital. Para isso, propomos analisar sete plataformas digitais e seis plataformas de anúncios.
 

Desenvolver pesquisas sobre anúncios falsos e o ecossistema de desinformação que culmina em operações financeiras, a partir de evidências baseadas em dados e métodos científicos.
 

Criar banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes levam o consumidor ao engano, roubo de dados, prejuízos financeiros, golpes ou qualquer outro tipo de perda ou dano material ou moral.
 

Promover seminários para divulgar e discutir os resultados dos dois estudos propostos no projeto com as equipes do Ministério da Justiça e convidados.
 

Criar um protocolo de denúncias para o MJ implementar em seus canais virtuais. Tais denúncias, por sua vez, poderão servir de insumos para a pesquisa.

Resultados 

Estudo #1: Anúncios falsos, seus mecanismos e potenciais danos aos consumidores brasileiros

Estudo #2: Ecossistema de desinformação que culmina em operações financeiras

Entrega do protocolo de denúncias de golpes sofridos por consumidores por meio de anúncios veiculados nas plataformas digitais

Entrega do protocolo de pedido de informação referente aos golpes sofridos por consumidores por meio de anúncios veiculados nas plataformas digitais

Índice de Transparência de Dados das Plataformas Digitais (ITD)

Índice de Transparência da Publicidade nas plataformas digitais (ITP)

Banco de Dados coletados ao longo do projeto

bottom of page