Observatório da Indústria da Desinformação e seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil
O NetLab UFRJ firmou, em dezembro de 2023, um convênio com o Ministério da Justiça com o objetivo de fornecer insumos que possam embasar políticas públicas de proteção dos consumidores. O projeto Observatório da Indústria da Desinformação e seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil pretende analisar a indústria da desinformação notoriamente obscura que vem se desenvolvendo na Internet, a partir da identificação de sua infra-estrutura, economia política, estratégias de desinformação e conduta antiética nas plataformas digitais, além de seu papel na manipulação de relações de consumo.
Início do projeto: 01 de dezembro de 2023
Fim do projeto: 28 de março de 2025
Apoio:
Objetivos
Criar indicadores de transparência e de qualidade relativos ao acesso a dados oferecido pelas plataformas online, referentes a dados gerados pelos usuários e a dados referentes à publicidade digital. Para isso, propomos analisar sete plataformas digitais e seis plataformas de anúncios.
Desenvolver pesquisas sobre anúncios falsos e o ecossistema de desinformação que culmina em operações financeiras, a partir de evidências baseadas em dados e métodos científicos.
Criar banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes levam o consumidor ao engano, roubo de dados, prejuízos financeiros, golpes ou qualquer outro tipo de perda ou dano material ou moral.
Promover seminários para divulgar e discutir os resultados dos dois estudos propostos no projeto com as equipes do Ministério da Justiça e convidados.
Criar um protocolo de denúncias para o MJ implementar em seus canais virtuais. Tais denúncias, por sua vez, poderão servir de insumos para a pesquisa.