Partecipazione & Conflitto
Este artigo se baseia em uma revisão sistemática da literatura de material publicado recentemente para investigar o estado da arte da pesquisa sobre como os perfis de redes sociais estão sendo usados para manipular a opinião pública sobre questões políticas.
O objetivo desta revisão é discutir como o uso desses perfis impacta na construção de consenso, autoridade, legitimidade e representatividade de políticos, partidos, grupos hegemônicos e minoritários.
No total, 369 artigos foram obtidos após uma pesquisa bibliográfica em quatro diferentes bases de dados de indexação de citações científicas. Desses, 16 foram considerados relevantes para a questão de pesquisa. A fim de identificar tendências gerais e resultados específicos, os artigos pertinentes foram submetidos à análise descritiva e crítica.
Cinco abordagens principais foram observadas:
A) Políticas de uso e neutralidade da plataforma;
B) Definição, detecção e descrição dos agentes de manipulação;
C) Papel político dos agentes nas redes sociais;
D) Tentativas de previsões eleitorais via redes sociais; e
E) Dinâmica das redes e estratégias de divulgação da informação. Na conclusão, os resultados da revisão da literatura são discutidos.
Como citar: Santini, R. M., Agostini, L., Barros, C. E., Carvalho, D., Centeno de Rezende, R., Salles, D. G., ... & Tucci, G. (2018). Software power as soft power. A literature review on computational propaganda effects in public opinion and political process. Partecipazione e Conflitto, 11(2), 332-360.