Os bots sociais são agentes automatizados programados para atuar nas mídias sociais, personificando o comportamento humano para influenciar as discussões online. Este artigo visa contribuir para a discussão de como os bots podem colocar em risco a comunicação online e alterar os fluxos de informação. Recorremos a uma abordagem de método misto baseada em teoria fundamentada e técnicas de observação para investigar as atividades dos bots online durante as eleições municipais de 2016 no Rio de Janeiro.
Coletamos conteúdo relacionado no Twitter nesse período e detectamos 3.101 bots. Esta amostra foi classificada em três categorias com base no conteúdo do tweet: bot gerado pelo usuário, spambot de mídia e bot político. Nossas descobertas indicam que, embora os bots funcionem para diferentes propósitos políticos e sociais, sua natureza computacional está a serviço de grupos sociais dominantes e elites econômicas.
Concluímos que a propaganda computacional está construindo um cenário perigoso de automação generalizada, no qual diferentes tipos de algoritmos influenciam as conversas nas mídias sociais.
Como citar: SANTINI, R. M.; SALLES, D.; ESTRELLA, C. E.; BARROS, C. E.; OROFINO, D. . Bots as online impersonators: automated manipulators and their different roles on social media. The International Review of Information Ethics, Edmonton, Canada, v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.29173/irie402. Disponível em: https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/402. Acesso em: 22 nov. 2022.