ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS
![](https://static.wixstatic.com/media/d0df3a_9ec964cacc414854b7ac821851d13ffc~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_83,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/d0df3a_9ec964cacc414854b7ac821851d13ffc~mv2.jpg)
As contas automatizadas conhecidas como bots são parte fundamental das campanhas de propaganda computacional e tentam simular e influenciar o comportamento humano utilizando scripts computacionais para produzir conteúdo e interagir nas mídias sociais. Diante da dificuldade de identificar os responsáveis por essas contas, esses bots opacos agem como uma “caixa preta” para financiadores de campanhas e seus operadores.
Este trabalho tem como objetivo identificar em que medida há uma atuação longitudinal e politemática de contas classificadas como bots no Twitter. As análises realizadas mostraram proporções relevantes de interseção entre os bots que publicaram nos diferentes eventos analisados. A reincidência de contas automatizadas em diferentes debates políticos é um importante indício de que os mesmos grupos estariam por trás das campanhas de propaganda computacional que permeiam tais debates no Twitter brasileiro.
Como citar: Débora Salles; R Marie Santini; Priscila Medeiros. BOTS COMO FERRAMENTA DE PROPAGANDA PERMANENTE: uma análise longitudinal da atuação de contas automatizadas no Twitter brasileiro. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2022.