top of page

Bots como ferramenta de propaganda permanente

ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS

As contas automatizadas conhecidas como bots são parte fundamental das campanhas de propaganda computacional e tentam simular e influenciar o comportamento humano utilizando scripts computacionais para produzir conteúdo e interagir nas mídias sociais. Diante da dificuldade de identificar os responsáveis por essas contas, esses bots opacos agem como uma “caixa preta” para financiadores de campanhas e seus operadores.


Este trabalho tem como objetivo identificar em que medida há uma atuação longitudinal e politemática de contas classificadas como bots no Twitter. As análises realizadas mostraram proporções relevantes de interseção entre os bots que publicaram nos diferentes eventos analisados. A reincidência de contas automatizadas em diferentes debates políticos é um importante indício de que os mesmos grupos estariam por trás das campanhas de propaganda computacional que permeiam tais debates no Twitter brasileiro.


 

Como citar: Débora Salles; R Marie Santini; Priscila Medeiros. BOTS COMO FERRAMENTA DE PROPAGANDA PERMANENTE: uma análise longitudinal da atuação de contas automatizadas no Twitter brasileiro. In: ANAIS DO 31° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2022.


Bots como ferramenta de propaganda permanente: uma análise longitudinal da atuação de cont
.
Fazer download de • 832KB



Comments


bottom of page