Coordenadora do NetLab UFRJ lança observatório "De Olho no Greenwashing" em debate sobre desinformação socioambiental
- erickdau
- há 3 dias
- 1 min de leitura

A coordenadora do NetLab UFRJ, Marina Loureiro, participou no último sábado, 16 de novembro , do painel de lançamento do observatório “De Olho no Greenwashing”, na Casa do Jornalismo Socioambiental. O evento, organizado pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), discutiu as estratégias necessárias para o enfrentamento da publicidade socioambiental enganosa, também conhecida como mentira verde.
O painel reuniu especialistas para debater por que o greenwashing é um problema urgente e quais os caminhos de enfrentamento. Marina Loureiro apresentou como o NetLab UFRJ vem identificando essa prática enquanto um elemento que compõe o ecossistema da desinformação socioambiental, e compartilhou os principais achados e recomendações das pesquisas do laboratório sobre o tema.
A discussão contou com a presença de Julia Catão e Roberta Freire (Idec), Anne Heloise (CBJC), e Letícia Capone (Instituto DX/RPIIC). O debate ressaltou a necessidade de regulamentação, como a proposta de decreto elaborada pelo Idec para definir e coibir a publicidade socioambiental abusiva, fortalecendo a proteção do consumidor e a integridade da informação climática.
O observatório “De Olho no Greenwashing” foi lançado como um hub que busca articular organizações, universidades e pessoas físicas. A plataforma já conta com um Manifesto assinado por 56 organizações , reforçando o caráter colaborativo e coletivo na busca por responsabilização e justiça.
O evento encerrou reforçando a mensagem central de que enfrentar o greenwashing é essencial para garantir transparência, confiança e efetividade na ação climática.


