top of page

Pesquisadora do NetLab UFRJ participa de oficina sobre greewashing e os impactos socioambientais dos data centers

  • erickdau
  • há 9 horas
  • 1 min de leitura
ree


O NetLab UFRJ foi representado pela pesquisadora Julia Dias no evento “Data centers: conectando lutas diante da crise socioambiental e tecnológica”. A oficina de trabalho e painel foi realizada em 12 de novembro na Casa Libra, em Belém, no contexto da COP30. Organizado pelo Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) com apoio da Luminate, o encontro focou nos desafios impostos pela rápida expansão da infraestrutura digital e da Inteligência Artificial (IA).


O debate abordou o fenômeno do greenwashing, onde Big Techs "mascaram e deturpam dados" para minimizar o impacto de seus centros de processamento de dados. Essas megaestruturas exigem muita água para resfriamento , consomem volumes enormes de energia e elevam a pressão por combustíveis fósseis.


Na oficina, a pesquisadora Julia Dias contribuiu com a construção de uma agenda comum que busca conectar as lutas por justiça tecnológica e justiça socioambiental, temas centrais nas pesquisas do NetLab UFRJ.


O painel de debate subsequente reuniu vozes críticas essenciais, incluindo o Cacique Roberto Yaysaba Anacé (líder na resistência contra um data center do TikTok no Ceará ), Paz Peña da Mozilla Foundation (criadora do datacenterboom.net ) e Felipe Rocha (LAPIN ). O evento foi mediado por Julia Catão Dias (Idec ) e marcou o lançamento do relatório do Idec, "Não somos quintal de data centers: um estudo sobre os impactos socioambientais e climáticos dos data centers na América Latina".


O encontro reforçou a necessidade de o Brasil agir para que a expansão dos data centers aconteça respeitando os limites ecológicos do planeta , garantindo o direito à consulta livre, prévia e informada dos povos e priorizando o abastecimento de comunidades.

Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page