P2P Inovação

A produção e circulação deliberada de desinformação na Internet extrapolam as temáticas ligadas à Ciência e Política e já vêm atingindo também empresas, corporações e o consumidor.
Neste artigo, visa-se identificar e analisar a cadeia de desinformação que se desenrola a partir dos anúncios falsos que circulam sobre os cursos gratuitos do Senac na Rede de Publicidade da Meta, especialmente no Facebook e no Instagram.
Utilizando a biblioteca de anúncios da Meta como ferramenta para coleta de dados, a pesquisa identificou que 95,1% dos posts patrocinados sobre a oferta de gratuidade do Senac são falsos.
Os resultados apontam que esses anúncios integram uma cadeia coordenada de desinformação em torno da marca, com o objetivo de gerar, por meio das redes sociais, cliques válidos para sites clandestinos que funcionam como displays de publicidade digital e, por isso, lucram com os acessos provenientes dos anúncios.
Como citar: ALMEIDA, Alda Rosana Duarte de; DURÃES, Aline de Araújo; SALLES, Débora Gomes. CURSOS GRÁTIS (E FAKES!): uma análise dos conteúdos enganosos sobre o SENAC na internet . P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 2, p. e-7439, 2025. DOI: 10.21728/p2p.2025v11n2e-7439.