Sage Journals
Este estudo comparativo examina a interação de mensagens religiosas e desinformação no material de campanha eleitoral de Jair Bolsonaro e Recep Tayyip Erdogan para as eleições presidenciais brasileiras de 2022 e turcas de 2023.
Empregamos uma abordagem de métodos mistos, combinando filtragem computacional de palavras-chave e análise de conteúdo com análise qualitativa do discurso e aplicada a um corpus de 10.519 postagens em sete plataformas de mídia social.
A análise informa duas descobertas principais. Primeiro, nas campanhas presidenciais de Bolsonaro e Erdogan, a retórica e o simbolismo religiosos são usados para reforçar a autoridade pessoal e o apoio do grupo para consolidar a ideia de (presidir) um bloco majoritário. Segundo, embora a desinformação interaja com mensagens religiosas em ambas as campanhas presidenciais, descobrimos que a religião é predominantemente instrumentalizada como um vetor de desinformação política — portanto, não identificamos nenhuma presença significativa de "desinformação religiosa", classicamente entendida.
Em última análise, nosso artigo cria espaço para mais estudos comparativos e específicos de cada região para explorar como religião, política e desinformação se cruzam com o populismo autoritário nas eleições modernas e além, ao mesmo tempo em que contribui para o refinamento conceitual da “desinformação religiosa”.
Como citar: Fitzgerald, J., Lokmanoglu, A. D., Salles, D., & Santini, R. M. (2024). Heaven Holds a Place for Those Who Pray: Instrumentalizing Religion and Disinformation the 2022 Brazilian and 2023 Turkish Presidential Campaigns. The International Journal of Press/Politics, 0(0).