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Making up Audience: media bots and the falsification of the public sphere

Communication Studies


O objetivo deste artigo é discutir se e como os meios de comunicação brasileiros fazem uso de estratégias automatizadas e inteligência artificial (IA) para produzir métricas de mídia social convenientes sobre si mesmos e ampliar sua relevância no Twitter.


Examinamos como os bots de mídia podem manipular avaliações online, mudar a percepção social do que é relevante e aumentar o envolvimento com entidades de mídia on-line e off-line. Extraímos três tipos de dados: (i) 530.942 tweets contendo pelo menos uma URL do Grupo Globo ou Grupo Folha coletados via Twitter API; (ii) metadados de URL de 158.690 matérias do Grupo Globo e do Grupo Folha; (iii) Trending topics do Twitter no Brasil.


Os perfis que postaram links foram posteriormente amostrados e classificados usando o Botometer. Contas automatizadas e humanas foram analisadas quanto à frequência e velocidade de postagem. Neste artigo, avaliamos a hipótese de que a existência de bots de mídia está afetando a Twitteresfera no Brasil, onde contas automatizadas, habilitadas por IA, podem ser responsáveis por uma parcela substancial dos links para meios de comunicação populares brasileiros no Twitter.


Nossa pesquisa fornece evidências empíricas quantitativas de que os bots são particularmente ativos na amplificação de links de mídia de notícias nos momentos iniciais de propagação. Além disso, as contas automatizadas desempenham um papel importante na promoção de programas de transmissão de TV no Brasil.


Com base nessas evidências, discutimos as estratégias adotadas pelas empresas brasileiras de mídia para sustentar sua onipresença online que aumenta sua audiência online.

 

Como citar: Santini, R. M., Salles, D., Tucci, G., Ferreira, F., & Grael, F. (2020). Making up audience: Media bots and the falsification of the public sphere. Communication Studies, 71(3), 466-487.


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