top of page

Media and mediators in contemporary protests: Headlines and hashtags in the june 2013 in Brazil

Emerald Publishing


Este capítulo examina possíveis relações entre o uso de mídias sociais na mobilização online e a cobertura da grande mídia impressa durante os protestos de junho de 2013 no Brasil, uma série de manifestações que aconteceram em todo o país inicialmente em torno dos preços das passagens de ônibus.


Para desenvolver a pesquisa, comparamos notícias dos principais jornais brasileiros (O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão e O Dia) com as atividades dos usuários mais influentes do Twitter na disseminação de mensagens sobre esses eventos no país durante o período de 1 a 30 de junho de 2013. Os resultados mostram tendências na dinâmica emergente da organização social que podem indicar o papel da velha e da nova mídia na política brasileira de hoje.


A pesquisa analisou até que ponto os eventos que ocorreram nas ruas moldaram e/ou refletiram o conteúdo de mídia social gerado pelo usuário.

 

Como citar: Santini, R.M., Silva, D., Brasil, T., Rezende, R., Terra, C., Traiano, H., Seto, K., De Orlandis, M. e Rescala, C. (2017), "Mídia e mediadores em protestos contemporâneos: manchetes e hashtags em junho de 2013 no Brasil", Brasil (Studies in Media and Communications, Vol. 13), Emerald Publishing Limited, Leeds, pp. 259-278.


Comments


bottom of page