Anais do 33° Encontro Anual da COMPÓS
Em meio a uma aparente crise global de confiança e de referenciais de verdade, a midiatização de informações enganosas e distorcidas por falsos especialistas é uma das principais estratégias do negacionismo climático.
O objetivo deste estudo é compreender a recepção da audiência a vídeos no Youtube que apresentam supostos especialistas descredibilizando o consenso científico sobre a mudança climática. Para isso, selecionamos 10 vídeos de ampla circulação no Youtube que abordam o tema da mudança climática a partir de figuras de pretensa autoridade científica e apresentam viés negacionista. Em seguida, coletamos e aplicamos uma modelagem de tópicos sobre o conteúdo dos 11.783 comentários publicados pelos usuários da plataforma nesses vídeos, e também analisamos o conteúdo de 69 URLs compartilhadas nos comentários.
Os resultados indicam uma predominância de apoio do público a discursos que minimizam a influência humana no clima. Contudo, entre as fontes externas acionadas por URLs, predomina a defesa de argumentos científicos, indicando uma tentativa de contraponto ao negacionismo por parte da audiência do Youtube. Além disso, alguns vídeos publicados há mais de dez anos tiveram um pico de comentários em 2022, suscitando questões sobre a eficácia das políticas do Youtube e o potencial de longevidade da midiatização de ideias negacionistas.
Como citar: BARROS, C. SILVA, D. LOUREIRO, M. MEDEIROS, P. SALLES, D. SANTINI, M. NEGACIONISMO CLIMÁTICO NO YOUTUBE: como argumentos de falsos especialistas repercutem nos comentários da audiência. In: ANAIS DO 33° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2024, Niterói. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2024.