P2P Inovação
Apesar de medidas para diminuir a prevalência de ataques a minorias sexuais e de gênero nas plataformas digitais, anúncios discriminatórios e odiosos têm sido patrocinados por políticos durante campanhas eleitorais ao redor do mundo.
Este artigo analisa as estratégias discursivas e de segmentação de anúncios sobre a população LGBTQIAP+ nas plataformas da Meta durante a campanha eleitoral de 2022 para entender como os direitos dessa população foram instrumentalizados em um cenário político polarizado.
Os pesquisadores coletaram 3.703 anúncios contrários e a favor dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ veiculados no Brasil durante o primeiro turno e sistematizaram os dados de segmentação e investimento, além de analisarem o conteúdo veiculado pelos principais anunciantes. Anúncios anti-LGBTQIAP+ foram predominantes na campanha, recebendo mais investimento e alcançando um público maior que os conteúdos pró-LGBTQIAP+.
Os resultados indicam que as medidas de governança promovidas pela Meta podem não ser suficientes para impedir a circulação de anúncios discriminatórios e odiosos.
Como citar: HADDAD , João Gabriel; SALLES , Débora Gomes; ROSE MARIE SANTINI. SEXUALIDADE EM DISPUTA: o direcionamento de anúncios nas redes da Meta sobre a comunidade LGBTQIAP+ durante as eleições de 2022. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-6681, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v11n1e-6681.