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O papel dos bots sociais no debate ambiental brasileiro: uma análise dos incêndios florestais na Amazônia em 2020 no Twitter

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • 3 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 27 de jun. de 2024

The International Review of Information Ethics


Este artigo examina o uso da propaganda computacional no debate ambiental brasileiro, com foco nas discussões sobre incêndios florestais na Amazônia em 2020 no Twitter. Através do uso de um algoritmo detector de bots e da análise de redes sociais, a pesquisa visa compreender o papel dos bots sociais e até que ponto as contas automatizadas reverberam determinadas posições ideológicas.


O estudo descobriu que as discussões no Twitter eram altamente polarizadas entre apoiadores e críticos do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro. Embora a participação de celebridades internacionais no debate tenha aumentado a visibilidade de uma campanha de conscientização da sociedade civil contra os incêndios florestais, também desencadeou um contra-ataque de propaganda computacional por parte dos apoiadores de Bolsonaro.


Nossa análise indica que a reação antiambientalista que visava negar a existência de um problema ambiental na Amazônia brasileira foi fortemente amplificada por relatos automatizados e inautênticos.


 

Como citar: Salles, Débora, Priscila Muniz de Medeiros, Bruno Martins, Lorena Regattieri e Rose Marie Santini. 2024. “O papel dos bots sociais no debate ambiental brasileiro:: uma análise dos incêndios florestais na Amazônia em 2020 no Twitter”. A Revisão Internacional de Ética da Informação 33 (1). Edmonton, Canadá. https://doi.org/10.29173/irie510.



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