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O uso de perfis inautênticos nas mídias sociais (popularmente chamados de bots) é um dos temas mais recorrentes, porém polêmicos, no debate sobre os riscos de operações de influência e manipulação da opinião pública online. Com o avanço das tecnologias digitais e as mudanças constantes no ambiente das plataformas, assistimos a uma constante corrida algorítmica (Santini et al., 2018) entre quem busca detectar a atividade inautêntica online e quem se beneficia dela. Nesse cenário, tem crescido a discussão sobre a responsabilidade e a eficácia dos métodos utilizados pelas plataformas digitais para coibir esse tipo de ação de contas inautênticas que distorce a percepção da opinião pública e pode manipular o debate em suas redes.
Este estudo de caso apresenta evidências sobre as atividades de perfis inautênticos em publicações no X/Twitter no contexto do debate sobre declarações recentes do acionista majoritário da empresa, Elon Musk, contra o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Leia o Estudo de Caso