top of page

A quem interessa calar a pesquisa sobre crimes online?

Washington Brazil Office - 12 de julho de 2024



O NetLab UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é uma referência nacional no estudo da desinformação que circula na internet e nas redes sociais. Há 13 anos desenvolvendo pesquisas sobre a situação da informação digital no Brasil, o Laboratório busca participar ativamente do debate público, seja em atividades acadêmicas, em iniciativas da sociedade civil, atividades oficiais ou com suas frequentes participações no noticiário brasileiro e internacional.


Recentemente, o Laboratório, suas pesquisas e pesquisadores sofreram uma série de ataques. Parlamentares do campo conservador apresentaram requerimentos para que o NetLab fosse convocado a uma audiência pública e acionaram o Ministério da Educação para obter documentos sobre o financiamento do laboratório – informações que estão disponíveis em nosso site. Nas redes sociais, fomos vítimas de uma campanha de políticos, blogueiros e influenciadores contrários ao trabalho de pesquisa em desinformação, que rendeu milhares de insultos, provocações e ameaças em nossos perfis. Algumas publicações sugeriam que, a exemplo do Stanford Internet Observatory, cujas atividades foram encerradas depois de uma campanha de perseguição de congressistas norte-americanos, o NetLab fosse fechado.


Os ataques insinuavam que o NetLab UFRJ estaria perseguindo e criminalizando membros da oposição com financiamento público, fazendo alusão aos projetos apoiados pela Senacon do Ministério da Justiça e com o Ministério das Mulheres. No entanto, estes financiamentos custeiam exclusivamente pesquisas sobre a publicidade digital e monetização de conteúdo no Brasil. Os projetos têm se debruçado sobre anúncios impulsionados nas redes sociais que buscam aplicar golpes em consumidores brasileiros, roubando seus dados pessoais e/ou seu dinheiro.


Comments


bottom of page