top of page

Anúncios com IA usam imagem de políticos brasileiros para aplicar golpes



No final de janeiro, golpes que utilizam Inteligência Artificial (IA) envolvendo uma suposta indenização a ser paga pela empresa Serasa começaram a circular em anúncios nas plataformas da Meta. De acordo com o UOL, os anúncios ganharam força a partir de meados de fevereiro.


Mesmo tendo sido alvo de denúncias em matérias dos principais veículos de imprensa, e checagens realizadas pela Reuters e pelo Aos Fatos, além de a própria Serasa ter desmentido em comunicado oficial, o golpe segue sendo veiculado pela Meta.


Buscando compreender a persistência desse golpe e do uso de IA, coletamos na biblioteca da empresa anúncios relacionados à Serasa. 


A partir da análise dos conteúdos, identificamos 4.321 anúncios que veiculavam o golpe e que utilizam ferramentas de IA na produção do conteúdo.


O que não consta nas matérias e checagens, e que identificamos em nosso relatório, é o uso de figuras públicas de diferentes partidos, em ambos os lados do espectro político, para dar golpes nos consumidores. Todos os anúncios identificados veiculam golpes utilizando trechos de vídeos dos deputados Nikolas Ferreira, Sargento Fahur, Eduardo Bolsonaro e do presidente Lula, manipulados com uso de IA para enganar os consumidores. 


Também identificamos inúmeras páginas e perfis com indícios de comportamento inautêntico e sites criados para simular canais oficiais, como o do Ministério Público Federal.


Leia o Relatório



 

ACESSO A DADOS

Se você deseja ter acesso ao banco de dados deste relatório, envie um email para netlab@eco.ufrj.br se identificando, explicando a razão do seu interesse pelos dados e como eles serão utilizados. O NetLab avaliará sua solicitação e entrará em contato.




bottom of page