Desinformante - 03 de outubro de 2024
Pelo menos 27 candidatos impulsionaram conteúdos no TikTok, 3 no Kwai e 67 no Google e YouTube durante o primeiro turno das eleições. Os dados do Observatório de Impulsionamento Eleitoral do Núcleo apontam algo que deveria ser comum em uma campanha eleitoral, exceto pelo fato de as três plataformas terem proibido anúncios eleitorais no pleito deste ano.
As eleições de 2024 inauguraram novas obrigações para o impulsionamento político nas plataformas digitais. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre propaganda (23.610) trouxe novas obrigações de transparência que foram vistas como avanços importantes para a integridade do pleito. No entanto, às vésperas dos brasileiros irem às urnas, o resultado do primeiro turno já mostra falhas na atuação das empresas no país.
A resolução determina que as empresas que ofertarem o serviço de impulsionamento precisam manter um repositório de anúncios e ferramentas de transparência sobre o tema. Essas bibliotecas deveriam conter informações em tempo real, contemplando dados como conteúdo anunciado, valores investidos, responsáveis pelo pagamento e período de impulsionamento, por exemplo.