Este relatório, desenvolvido no âmbito do Observatório da Indústria da Desinformação e Violência de Gênero nas Plataformas Digitais, em parceria entre o NetLab UFRJ e o Ministério das Mulheres, investiga a presença de discursos misóginos no YouTube. O estudo mapeou estratégias de monetização desses conteúdos, analisando como canais misóginos geram lucro por meio de anúncios, membros de canais e outros recursos.
A pesquisa utilizou ferramentas avançadas de inteligência artificial para analisar 76.289 vídeos e identificar as comunidades e padrões da “machosfera” brasileira. Também examina as formas de monetização e sua relação com o conteúdo misógino e discriminatório.
Com o objetivo de embasar políticas públicas contra a misoginia digital, o relatório destaca contribuições metodológicas, incluindo o desenvolvimento de modelos e protocolos para mapear conteúdos misóginos. Essas ferramentas podem ser adaptadas e replicadas em investigações futuras.
O relatório é o segundo produto do Observatório da Indústria da Desinformação e Violência de Gênero nas Plataformas Digitais. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis aqui.
Clique abaixo para baixar o relatório
ACESSO A DADOS
Se você deseja ter acesso ao banco de dados deste relatório, envie um email para netlab@eco.ufrj.br se identificando, explicando a razão do seu interesse pelos dados e como eles serão utilizados. O NetLab avaliará sua solicitação e entrará em contato.
AVISO
Este relatório é uma produção independente do NetLab UFRJ. Todas as decisões a respeito deste trabalho foram tomadas exclusivamente pelas pesquisadoras e pesquisadores do laboratório. Os financiadores do NetLab UFRJ não têm ingerência sobre a agenda de pesquisas do laboratório, e não participaram de nenhuma etapa da produção deste relatório.
Informações sobre as fontes de financiamento do NetLab UFRJ estão disponíveis aqui.