Da direita para a esquerda: Marie Santini, Joshua Braun, Emma Briant e Henry Friedman | Foto: Reprodução
A primeira edição do 'Cambridge Disinformation Summit', realizado nos dias 27 e 28 de julho, na Inglaterra, reuniu especialistas do mundo todo nas áreas de psicologia, jornalismo, gestão financeira, ciência política, entre outras, a fim de explorar o tema da desinformação de forma crítica. Nesta edição, a diretora do NetLab, Marie Santini, foi a única convidada da América Latina.
Nos dois dias do evento, foram realizados painéis temáticos sobre responsabilização das plataformas, liberdade de expressão, os benefícios e riscos da inteligência artificial (IA), integridade jornalística, estratégias de combate à desinformação, além do lucro resultante da desinformação enquanto negócio.
A diretora do NetLab UFRJ, Marie Santini, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO - UFRJ), participou da mesa de abertura do segundo dia, debatendo sobre a lucratividade da indústria da desinformação. Também participaram no debate os pesquisadores Emma Briant (Monash University), Joshua Braun (University of Massachusetts) e Henry Friedman (UCLA Anderson School of Management).
Idealizado pelo professor Alan Jagolinzer, da Escola de Negócios da Universidade de Cambridge, o 'Cambridge Disinformation Summit' é um encontro acadêmico que visa tratar do tema da desinformação a partir de uma abordagem interdisciplinar e abrangente, buscando aprimorar o campo da pesquisa, as práticas políticas e o engajamento socialmente sustentável.
O painel foi gravado na íntegra e está disponível no YouTube.