Como o avanço da IA e de plataformas interativas impactam a democracia

Desinformante - 27 de setembro de 2024

É fato que as inteligências artificiais têm avançado rapidamente conforme nos deparamos com a quantidade de conteúdos duvidosos. Elas acabaram transformando diversos setores da sociedade e, como consequência, as políticas públicas e a democracia.

Alguns serviços e produtos digitais têm vivenciado melhorias significativas em seus resultados. A personalização de conteúdos se tornou mais precisa, enquanto os mecanismos de busca proporcionam uma experiência de usuário mais intuitiva e relevante. Tal inovação constante possibilita o desenvolvimento dessas novas funcionalidades, criando oportunidades de interação mais e dinâmicas.

Da mesma forma que pode funcionar para a criação de conteúdos de propagandas políticas e influenciar nas campanhas dos candidatos de maneira positiva, o uso de conteúdo sintético pode aproximar o eleitor por interesses que passam longe da política.

“Essa mudança faz com que pessoas sejam eleitas com base em critérios como número de seguidores, boas equipes de mídias sociais, e na capacidade de propor soluções muito simples para problemas estruturais e complexos.”, afirma Débora Salles, coordenadora do NetLab da Universidade Federal do Rio de Janeiro.