Coordenador do NetLab UFRJ debate desafios da internet e IA para crianças em simpósio nacional de multimídia
- erickdau
- 13 de nov.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

O 31° Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2025), principal evento do país na área, sediado no Rio de Janeiro (RJ), contou com a participação do Coordenador de Projetos do NetLab UFRJ, Bruno Mattos. Ele integrou o painel de debate “Crianças online: perigos, desafios e oportunidades”, realizado na terça-feira, 11 de novembro.
Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o simpósio promove discussões cruciais sobre o avanço da tecnologia e seu impacto social. O painel abordou a relação sociotécnica entre plataformas digitais e o público infantojuvenil, destacando as complexidades e responsabilidades em torno da segurança, privacidade e desenvolvimento.
Bruno Mattos, cuja atuação no NetLab UFRJ compartilhou a perspectiva do laboratório sobre a necessidade de se construir ambientes digitais mais seguros e éticos para os usuários mais jovens.
A mesa de debate também contou com a presença de George Valença (UFRPE), que lidera pesquisas sobre design ético na educação, e Jussara Marques de Almeida (UFMG), que coordena o Laboratório de Computação Social (LOCUS).
O WebMedia 2025 foi organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e ocorreu entre os dias 10 e 14 de novembro.


