Logo do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT)
Nesta quarta-feira (12/06), a Coordenadora Geral de Pesquisa do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Débora Salles, participou do projeto “A ciência da divulgação científica”, uma série de vídeos no YouTube realizado pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).
Intitulado “Uma análise dos incêndios florestais de 2020 no Twitter”, o artigo apresentado pela pesquisadora analisa o uso de propaganda computacional no debate ambiental brasileiro, com foco nas discussões sobre incêndios florestais na Amazônia em 2020 na plataforma X (Antigo Twitter).
“A gente buscou compreender o papel que essas contas não autênticas tem e em que medidas elas estão reverberando determinadas posições ideológicas que elas estão amplificando. [..] Os nossos principais resultados mostram que os perfis inautênticos inflaram artificialmente, especialmente na amplificação da campanha #StopFakeNewsAboutAmazon. Vimos que essas contas automatizadas promoveram a desinformação ambiental, negando a existência desses incêndios e reivindicando a soberania do país sobre a floresta amazônica.” disse Débora Salles.