top of page

Diretora do NetLab UFRJ apresenta pesquisa sobre Desinformação Socioambiental em evento do G20 Brasil


Foto: Julia Santos/NetLab UFRJ

Entre os dias 30 de abril e 1º de maio, em São Paulo, foi realizado o Evento Paralelo “Integridade da Informação”, promovido pelo Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20. Ao longo dos dois dias, o evento em formato híbrido reuniu especialistas de vários lugares do globo para discutir sobre a desinformação, discursos de ódio e ameaças às instituições públicas online.


Além disso, a programação teve painéis temáticos e grupos de discussão que buscaram reunir diferentes perspectivas para debater sobre informação no mundo digital.


Integrante do painel “Integridade da informação como fundamento da luta contra a mudança climática”, Rose Marie Santini, diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou a pesquisa "Ecossistema da Desinformação Socioambiental no Brasil". O estudo do NetLab UFRJ mapeou narrativas e estratégias de desinformação que contribuíram para a deslegitimação dos movimentos sociais, ataques aos defensores socioambientais e a violência contra povos originários.


O evento ocorre também em sintonia com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa da Unesco, cuja Conferência Global acontecerá em Santiago, Chile, de 2 a 4 de maio, e que também reunirá líderes globais em comunicação e temas correlatos, destacando, o tema da integridade da informação relacionado com as alterações climáticas, acolhendo discussões que incluirão contribuições provenientes deste seminário internacional. O NetLab também participou da conferência no painel “Desinformação e Campanha Anti-Imprensa”.


Assista à transmissão




bottom of page