Lançamento do Relatório Global do OI&D no Brasil
- Rafaela Campos da Silva
- 19 de mar.
- 1 min de leitura

Lançamento do Relatório/Foto: Erick Dau
Nesta quarta-feira (19/03), o International Observatory on Information and Democracy (OI&D), iniciativa do Fórum on Information and Democracy, realizou o lançamento no Brasil de seu primeiro relatório global de avaliação intitulado Ecossistemas de Informação e Democracia em Crise: Uma Síntese Global do Estado do Conhecimento sobre Mídia, IA e Governança de Dados.
O relatório é resultado de um ano e meio de pesquisa e traz uma análise aprofundada das assimetrias de poder no ecossistema global de informação e seus impactos na democracia, explorando temas como mídia, inteligência artificial e governança de dados.
No Brasil, o evento de lançamento do relatório foi organizado pela UFRJ e discutiu o capítulo brasileiro intitulado "Assimetrias de poder no ecossistema de informação global e seu significado para o Brasil e a América Latina". A diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Marie Santini, moderou o debate entre Camille Grenier (Fórum on Information and Democracy), Luca Belli (FGV-Rio e OI&D), Natalia Zuazo (SALTO e OI&D) e Nina Santos (Secom).
“O relatório conclui que há poucos dados sobre esse problema. E isso se deve ao fato de as empresas que operam as plataformas digitais, as redes sociais, essas empresas são cada vez menos transparentes. Elas não deixam os pesquisadores coletarem os dados”, afirma Marie Santini.