EXTRA - 10 de outubro de 2024
Um levantamento apontou que 643 anúncios falsos sobre os programas Desenrola Brasil e Voa Brasil foram publicados no Facebook e no Instagram nos meses de julho e agosto deste ano. Os dados divulgados pelo Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ (Netlab) chamam mais atenção porque o programa do governo voltado para renegociações de dívidas foi encerrado em maio.
De acordo com o estudo, 354 (55%) divulgações falsas utilizaram o nome do Voa Brasil, a partir de 25 de julho. Por outro lado, foram feitas 289 publicações fraudulentas que se referem ao Desenrola Brasil, desde o dia 7 do mesmo mês. Com 157 anúncios falsos, a última semana de julho registrou o maior número de publicações relacionadas aos dois programas sociais.
O volume de divulgações fraudulentas, no entanto, pode ser ainda maior, pois não é possível acessar o histórico completo dessas publicações. Rose Marie Santini, diretora e fundadora do Netlab UFRJ, explica que a restrição ocorre porque a Meta, dona do Facebook e do Instagram, não tem classificado divulgações relacionadas aos dois programas do governo como anúncios políticos, eleitorais ou de relevância social — a única categoria cujo acervo é disponibilizado pelo grupo.
– A Meta determina que conteúdo classificado como político seja colocado dentro de um repositório por sete anos com dados precisos sobre o nome do anunciante, o perfil do público alcançado e os valores pagos pela divulgação. A estratégia da empresa parece ter sido parar de categorizar anúncios do Desenrola como políticos, ou seja, eles deixaram de ser armazenados para consulta. Com isso, as divulgações desaparecem assim que saem do ar – diz Santini.