O Globo - 03 de dezembro de 2023
O governo federal enfrenta desafios para conter a enxurrada de fraudes identificadas na internet relacionadas a dois programas populares anunciados este ano: o Desenrola Brasil, para renegociações de dívidas, que já está em funcionamento, e o Voa Brasil, para passagens aéreas baratas, que sequer foi lançado. Golpistas exploram esses programas em anúncios falsos nas redes sociais, na tentativa de atrair os cliques dos mais atentos.
Entre julho e outubro deste ano, foram 2.439 anúncios fraudulentos com os nomes dos dois programas no Meta Ads (que reúne anúncios no Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger), da companhia americana Meta. Esses anúncios falsos já foram vistos 1,03 milhão de vezes.
O levantamento foi feito pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab) da UFRJ, a pedido da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. O relatório do monitoramento nas redes sociais da Meta aponta os números de anúncios e visualizações apenas como uma amostra. Segundo o estudo, por falta de ferramentas de transparência das empresas, não foi possível coletar dados de anúncios em outras redes sociais e buscadores.