Jornal Nacional - 02 de julho de 2024
O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp - de usar dados de brasileiros para treinar o sistema de inteligência artificial.
A decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, vinculada ao Ministério da Justiça, foi publicada no Diário Oficial. Determina que a Meta suspenda imediatamente a atual política de privacidade sobre o uso dos dados pessoais dos brasileiros.
Desde junho, os termos de uso das redes sociais da Meta permitem que a empresa use informações abertas de usuários - como fotos, vídeos e textos - para treinar sistemas de inteligência artificial generativa, aquela capaz de criar conteúdos e aprender padrões de comportamento.
“Acho que é muito fundamental é a questão da responsabilidade, ou seja, essas empresas, essas plataformas online, que estão querendo utilizar esses dados para produção de inteligência artificial, elas querem muitos direitos e poucos deveres. Não querem o dever nem de recompensar e nem de se responsabilizar sobre o que está sendo distribuído, das consequências desses conteúdos, conteúdos falsos, conteúdos tóxicos, conteúdos que podem fazer mal à saúde das crianças, por exemplo”, afirma Marie Santini, diretora do NetLab/UFRJ e uma das entrevistada pelo Jornal Nacional na matéria.