Governo processa Meta por permitir golpes com símbolos oficiais e imagens de políticos
- Rafaela Campos da Silva
- há 2 dias
- 1 min de leitura
g1 - 29 de abril de 2025

O governo entrou com um processo contra a Meta para barrar o uso de símbolos oficiais e imagens de autoridades em golpes divulgados no Facebook e no Instagram (controlados pela empresa).
A iniciativa partiu da Advocacia-Geral da União (AGU), que entrou com a ação nesta segunda-feira (28). Segundo a AGU, ao menos 1.770 anúncios enganosos foram publicados nessas redes sociais entre os dias 10 e 21 de janeiro, com o objetivo de enganar usuários.
Os golpes simulam programas do governo, utilizam logotipos oficiais, nomes de órgãos públicos e imagens manipuladas por inteligência artificial de figuras políticas para dar credibilidade às fraudes.
As fraudes prometiam, por exemplo, o depósito de valores via Pix, mas exigiam o pagamento de uma taxa falsa. Os golpistas se aproveitaram de uma onda de desinformação sobre o sistema de pagamentos para enganar as vítimas.
A ação tem como base dados revelados em fevereiro por um estudo do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ (NetLab).