King’s College London sedia workshop do NetLab sobre métodos de pesquisa em propaganda computacional

A equipe do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) ministrou, na última quarta-feira (25/09), um workshop presencial no curso de pós-graduação em Humanidades Digitais da King’s College London, por meio de uma de parceria com o professor Paolo Gerbaudo, diretor do Centro de Cultura Digital da instituição.

O foco da atividade foi apresentar as explorações metodológicas feitas pelo NetLab UFRJ em pesquisas relacionadas à propaganda computacional em estudos de caso envolvendo redes sociais, política e ação coletiva.

A apresentação foi liderada pelas pesquisadoras Marie Santini e Débora Salles, e teve como base três trabalhos prévios do grupo: “Media and Mediators in Contemporary Protests”, de 2013; “Software Power as Soft Power: A Literature Review on Computational Propaganda Effects in Public Opinion and Political Process”, de 2018; e “Online Impersonators: Who are They and What do They do? A Bot Ethnography on Rio de Janeiro's 2016 Municipal Elections”. Este último estudo foi apresentado dias antes na conferência Internet, Policy & Politics Conference, realizada na Universidade de Oxford.

Parceria de peso

A parceria entre o NetLab e o professor Paolo Gerbaudo fortaleceu o debate sobre a interação entre mídias sociais, política e ação coletiva, e reiterou um contato iniciado há alguns anos no Brasil, durante os trabalhos de Gerbaudo sobre seu primeiro livro “Tweets and the Streets: Social Media and Contemporary Activism”, que avaliou criticamente o impacto das redes sociais na onda de movimentos de 2011, desde a Primavera Árabe até os ‘indignados’ espanhóis e o Occupy Wall Street.