Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet investem no Google e YouTube para driblar críticas
- NETLAB ECO-UFRJ
- 3 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2024
Jornal O Globo - 03 de setembro de 2022

Para a pesquisadora Rose Marie Santini, coordenadora do NetLab da UFRJ, a compra de anúncios exibidos em pesquisas do Google envolve tentativas de enfrentar desinformação e de aproveitar o “jogo algorítmico” das plataformas — ou seja, a exibição em primeiro plano de conteúdos que atendem aos comportamentos habituais de buscas feitas por usuários. — O anúncio é uma forma de privilegiar seu conteúdo na plataforma. É mais uma das estratégias para tentar fazer vencer um tipo de narrativa em detrimento de outra. Também acaba sendo efetivo porque passam despercebidas, para a maioria, as pequenas letras que indicam se tratar de um anúncio — avaliou.