Líderes do G20 vão discutir transparência nas redes sociais

g1 - 13 de setembro de 2024

A transparência e a regulação de anúncios em redes sociais é um dos assuntos de debate no G20, que neste ano reunirá líderes das maiores economias do mundo no Rio de Janeiro, em novembro. O objetivo é apresentar diagnósticos e soluções para desafios globais discutidos na cúpula global.

O tema foi analisado previamente por um grupo de seis pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos, da Irlanda e da Tailândia em um documento do T20, braço do G20 para "think tanks", que funcionam como grupos de reflexão de políticas públicas.

Entre os brasileiros, estão Rose Marie Santini, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Débora Salles, doutora em Ciência da Informação pela UFRJ, e Humberto Ribeiro Filho, diretor do Sleeping Giants Brasil.

Os pesquisadores analisaram documentos públicos e termos de uso das principais redes sociais, além de estudos de caso específicos para os quatro países.