Jornal O Globo - 08 de fevereiro de 2025
Cerca de 1.770 anúncios falsos envolvendo golpes sobre serviços financeiros populares - como o Pix e o Valores a Receber - circularam entre 10 e 21 de janeiro nas redes da Meta, dona do Instagram. A maioria das postagens pagas envolviam técnicas de inteligência artificial e, em alguns casos, até “deepfakes” (imagens e vídeos falsos) de políticos como o deputado federal Nikolas Ferreira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
As informações fazem parte de estudo do NetLab, laboratório de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que identificou as postagens fraudulentas. Os mais de 1,7 mil anúncios foram pagos por 151 anunciantes, que direcionaram os usuários para 85 sites falsos para aplicação de golpes financeiros.
Os criminosos mencionaram nos anúncios assuntos como a nova regra de envio de informações de transações via Pix à Receita Federal, uma normativa que havia entrado em vigor em 1º de janeiro, mas foi revogada no dia 15 do mesmo mês.