Mentiras nas redes: Diretora do NetLab UFRJ explica como a desinformação virou negócio
- Rafaela Campos da Silva
- há 7 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

Foto: Trip TV
Nesta sexta-feira (06/09), Marie Santini, Diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ (NetLab UFRJ), foi a convidada para o episódio “Uma especialista em mentiras encara as big techs” do programa Trip FM, transmitido pela Rádio Eldorado.
Durante a entrevista, Santini falou sobre os impactos profundos da internet em todas as dimensões da vida moderna, seja do trabalho às relações pessoais, e como isso também amplifica aspectos negativos da sociedade.
“As tecnologias são extensões do homem. [...] Mas a internet domina todas as esferas da vida. Isso significa também que o lado perverso do ser humano ganha potência, e é isso que vemos hoje nas redes”, destacou a pesquisadora.
No programa, ela também chamou atenção para o uso de estratégias por grandes empresas de tecnologia para evitar regulamentações. “As big techs usam uma narrativa parecida com a da indústria do cigarro. Assim como antes se tentava semear dúvida sobre os males do fumo, hoje se diz que qualquer regra sobre plataformas significa censura. É uma estratégia para não serem reguladas e continuarem lucrando", explica.
A entrevista completa está disponível no canal do YouTube da Trip TV, que transmite episódios do Podcast na Rádio Eldorado, todas as sextas-feiras, às 20h.