top of page

Coordenadora do NetLab UFRJ apresenta pesquisa sobre misoginia online na Feira Literária de Bonito

  • erickdau
  • 22 de set.
  • 1 min de leitura
Foto: Leandro Ribeiro
Foto: Leandro Ribeiro


A Coordenadora de Pesquisas do NetLab UFRJ, Luciane Leopoldo Belin, participou da Feira Literária de Bonito 2025 (Flib), no painel Misoginia na Internet, que aconteceu no dia 19 de setembro, como parte da mesa Políticas Públicas. Também participaram da conversa a ex-ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves, a defensora pública do Mato Grosso do Sul Graziele Carra Dias e a pesquisadora da Fiocruz Katia Guimarães.


Luciane Belin apresentou a pesquisa “Aprenda a evitar ‘esse tipo’ de mulher: estratégias discursivas e monetização da misoginia no YouTube”, produção do NetLab UFRJ em parceria com o Ministério das Mulheres, vinculada ao Observatório da Indústria da Desinformação e Violência de Gênero nas Plataformas Digitais. O estudo investiga como discursos misóginos se articulam no YouTube, mapeando tanto as estratégias linguísticas e visuais quanto os mecanismos de monetização desses conteúdos.


A pesquisa aponta para a necessidade de regulação, moderação e intervenção institucional — não apenas para identificar conteúdos misóginos, mas também para entender como eles se sustentam e se financiam, podendo assim orientar medidas mais eficazes.


A pesquisa está disponível aqui.


Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page