Meta acusada de tentar descredibilizar pesquisadores

The Register - 16 de junho de 2024

Meta supostamente tentou desacreditar pesquisadores universitários no Brasil que sinalizaram anúncios fraudulentos na plataforma de anúncios da rede social.

A Núcleo, uma organização de notícias com sede no Brasil, disse ter obtido documentos do governo mostrando que os advogados que representam a Meta questionaram a credibilidade dos pesquisadores do NetLab, que faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa da NetLab sobre os anúncios da Meta contribuiu para a decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Brasil em 2023 de multar a Meta em US$ 1,7 milhão (R$ 9,3 milhões), da qual ainda há recurso. A Meta (então Facebook) foi multada separadamente em US$ 1,2 milhão (R$ 6,6 milhões) relacionada à Cambridge Analytica.

Conforme observado pelo Núcleo, o relatório do NetLab mostrou que o Facebook, apesar de ter sido notificado sobre os problemas, não conseguiu remover mais de 1.800 anúncios fraudulentos que usavam fraudulentamente o nome de um programa governamental que deveria ajudar os endividados.