top of page

Meta admite erro ao manter vídeo antidemocrático convocando para o 8 de janeiro

Desinformante - 09 de março de 2023



O Comitê de Supervisão da Meta (Oversight Board) anunciou nesta quinta-feira (9) que selecionou um caso brasileiro relacionado aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro para apreciação. O Oversight Board é um órgão independente que toma decisões de moderação de conteúdo que definem precedentes para as plataformas de mídia social Facebook e Instagram.


O laboratório de pesquisa brasileiro NetLab da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a organização internacional Global Witness enviaram hoje ao Conselho de Supervisão da Meta – empresa detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp – um apelo para que a big tech reavalie suas falhas em implementar suas políticas de desinformação eleitoral no Brasil.


Entre as solicitações, as organizações pedem que o Oversight Board estabeleça se as falhas descobertas em pesquisas indicam uma falha sistêmica da Meta em proteger os usuários contra discurso de ódio, desinformação e incitação à violência e genocídio, e solicitam que as pesquisas e conclusões sejam tornadas públicas.




bottom of page