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NetLab: transparência da publicidade online é opaca

Meio & Mensagem - 28 de novembro de 2024



Conclusão é do relatório da indústria da desinformação e seu impacto nas relações de consumo no Brasil, elaborado pelo NetLab UFRJ e Senacom/MJSP.


O NetLab UFRJ, que é o Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) elaboraram relatório a partir de projeto sobre a indústria da desinformação e seu impacto nas relações de consumo no Brasil.


Com base nisso, estabeleceram dois índices: o Índice de Transparência Digital (ITD) e o Índice de Transparência de Publicidade (ITP).


O ITD, com base em 40 parâmetros, avaliou critérios como acessibilidade, conformidade, completude, consistência, relevância e atualidade, destacando a escassez de transparência nos dados das redes sociais e alguns pontos foram observados nas plataformas analisadas.


O ITP avalia o nível de transparência e de qualidade dos dados de anúncios das principais redes sociais que operam no Brasil. São elas: Meta (cuja publicidade inclui Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network), Telegram, LinkedIn, Google (cuja publicidade inclui anúncios veiculados em sites e aplicativos de terceiros, buscadores, vídeos no YouTube, Google Discover, Play Store, Google Maps, Google Shopping e Gmail), X/Twitter, TikTok, Kwai e Pinterest.


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