Apresentação dos Índices ITP e ITD
A fundadora e diretora do NetLab UFRJ, Marie Santini, apresentou neste segunda-feira, ao lado do pesquisador Marcio Borges, o Índice de Transparência de Dados das Plataformas Digitais (ITD) e o Índice de Transparência da Publicidade nas plataformas digitais (ITP) para representantes do Governo Federal.
O seminário, realizado em Brasília, contou ainda com a participação de organizações da sociedade civil ligadas ao estudo de desinformação. Os Índices avaliam as práticas e políticas de transparência das principais plataformas de redes sociais em operação no Brasil relacionadas às publicações de usuários e à publicidade veiculada em seus canais. Ele será atualizado periodicamente, incorporando eventuais mudanças nas práticas das empresas.
O ITD e o ITP fazem parte do Observatório da Indústria da Desinformação e seu Impacto nas Relações de Consumo no Brasil, projeto do NetLab UFRJ apoiado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Secretaria Pública (Senacon/MJSP).
O principal objetivo do Observatório é prover insumos que possam embasar políticas públicas e parâmetros de transparência para a proteção dos consumidores a partir de análises sobre a infraestrutura, o modelo de negócios e os modos de atuação das plataformas digitais no Brasil.