top of page

NetLab une esforços com o Tribunal Superior Eleitoral no combate à desinformação nas Eleições 2022


O Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) , vai auxiliar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no monitoramento de desinformação sobre integridade eleitoral nas plataformas digitais. A parceria compreende o compartilhamento de conhecimentos sobre tecnologias de comunicação e propaganda em rede, e busca fortalecer a instituição para as Eleições de 2022.


O diálogo entre as partes se deu no âmbito do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE, que tem como objetivo combater de modo ininterrupto a desinformação relacionada à Justiça Eleitoral e aos seus integrantes, ao sistema eletrônico de votação e ao processo eleitoral em suas diferentes fases.


O caráter permanente do Programa garante não só uma estrutura própria com dedicação exclusiva, como também a construção de processos de gestão de conhecimento e inovação, o fortalecimento da atuação em rede, bem como a criação e a execução de estratégias de médio e longo prazos contra a desinformação.


Sem dispor de financiamento ou transferências de recursos de qualquer natureza entre o TSE e o NetLab UFRJ, a parceria prevê o desenvolvimento de estudos específicos para o órgão, compartilhamento de informações e dados relativos a estudos prévios do laboratório, além da realização de workshops e formações técnicas para seus funcionários, principalmente no acompanhamento de anúncios sensíveis nas plataformas Meta e Google.


bottom of page