Diretora do NetLab UFRJ, Marie Santini, e Maria Ressa, co-fundadora do Rappler e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2021 | Foto: Arquivo pessoal
A diretora do Laboratório de Estudos em Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ), Rose Marie Santini, foi uma das convidadas a integrar o comitê consultivo da Cúpula do Prêmio Nobel 2023 – sendo a única participante da América Latina.
Organizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Aliança de Bens Públicos Digitais (DPGA - Digital Public Goods Alliance), a articulação tem como objetivo identificar e promover soluções digitais de código aberto que possam ser ampliadas para tratar do problema da desinformação em suas raízes.
Entre as 99 propostas recebidas pela Cúpula, foram selecionadas e premiadas nove iniciativas potencialmente capazes de enfrentar o desafio global da poluição de informações.
Uma delas foi a organização brasileira Open Knowledge Brasil, criadora do ‘Querido Diário’, que é uma ferramenta de buscas para auxiliar os cidadãos a acompanharem as ações dos governos, facilitando o acesso a informações contidas nos diários oficiais dos municípios por meio de inteligência artificial.
Em entrevista, R. Marie Santini citou um dos critérios adotados para a avaliação das propostas, que foi a capacidade de combate à desinformação e ao excesso de informações. A pesquisadora, que foi uma das sete componentes do corpo de jurados, ressaltou que tais problemas podem ser superados, muitas vezes, com o fortalecimento das informações de qualidade.
Nobel Prize Summit 2023 | “Truth, Trust and Hope”
De acordo com a Fundação Nobel e a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a disseminação de notícias fraudulentas é um dos maiores problemas do mundo na atualidade. Por isso, o tema escolhido para a segunda edição do Nobel Prize Summit foi “Verdade, Confiança e Esperança”.
Este ano, o evento reuniu laureados com o Prêmio Nobel, jornalistas, lideranças sociais, representantes da sociedade civil e especialistas de diversas áreas entre os dias 24 e 26 de maio, em Washington, nos Estados Unidos.