Os músicos e influencers que fazem sucesso promovendo a imagem do agro
- Rafaela Campos da Silva
- há 2 dias
- 1 min de leitura
BBC News- 01 de julho de 2025

A agricultura brasileira está prosperando, e as redes sociais estão repletas de conteúdo que celebra o orgulho rural. Mas por que alguns críticos veem isso como uma campanha calculada de relações públicas?
Ao se apresentar em um celeiro pouco iluminado, cercado por fardos de feno e rodas de carroça de madeira, a dupla musical Us Agroboy causa uma primeira impressão marcante.
"O que move o país é o agro, né? É o trabalhador rural que levanta cedo, e planta soja e colhe o café", diz Gabriel Vittor, integrante da dupla Us Agroboy.
Mas os críticos dizem que as músicas do "agronejo" não conseguem capturar a imagem completa da agricultura brasileira — e, em vez disso, oferecem uma "visão altamente idealizada, com curadoria ideológica e unilateral" do setor.
"Esta visão minimiza as consequências ambientais e sociais do setor, ao mesmo tempo em que o protege como a espinha dorsal da identidade e da força econômica brasileira", observa Debora Salles, do NetLab, laboratório de pesquisa em internet e redes sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).