top of page

Os músicos e influencers que fazem sucesso promovendo a imagem do agro

  • Foto do escritor: Rafaela  Campos da Silva
    Rafaela Campos da Silva
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

BBC News- 01 de julho de 2025



A agricultura brasileira está prosperando, e as redes sociais estão repletas de conteúdo que celebra o orgulho rural. Mas por que alguns críticos veem isso como uma campanha calculada de relações públicas?


Ao se apresentar em um celeiro pouco iluminado, cercado por fardos de feno e rodas de carroça de madeira, a dupla musical Us Agroboy causa uma primeira impressão marcante.


"O que move o país é o agro, né? É o trabalhador rural que levanta cedo, e planta soja e colhe o café", diz Gabriel Vittor, integrante da dupla Us Agroboy.


Mas os críticos dizem que as músicas do "agronejo" não conseguem capturar a imagem completa da agricultura brasileira — e, em vez disso, oferecem uma "visão altamente idealizada, com curadoria ideológica e unilateral" do setor.


"Esta visão minimiza as consequências ambientais e sociais do setor, ao mesmo tempo em que o protege como a espinha dorsal da identidade e da força econômica brasileira", observa Debora Salles, do NetLab, laboratório de pesquisa em internet e redes sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).



Institucional
Contato
logo_atualizada_branca.png
assinatura.png
ufrj-horizontal-negativa-completa-telas.png

© NetLab UFRJ 2023.  Este trabalho pode ser copiado gratuitamente para fins de ensino e pesquisa não comerciais. Caso queira realizar quaisquer outros usos que infrinjam o direito autoral, contacte nossa coordenação por e-mail.

bottom of page