Parassocial e rage bait: palavras do ano remetem a relações digitais
- Rafaela Campos da Silva
- há 5 dias
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Poder 360 - 06 de dezembro de 2025
No campo político, o “rage bait” é utilizado para dar visibilidade a discursos. Segundo Marie Santini, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e fundadora do Netlab (Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ), a indignação é historicamente um motor da ação coletiva e leva pessoas a lutar por direitos e se mobilizar.
Contudo, ela diz que esse processo se distorce na internet. Em vez de impulsionar transformações sociais, a indignação passa a ser usada como estratégia de monetização. “Essa indignação só gera clickbait, que gera dinheiro, mas não tem nenhum desdobramento de construção coletiva, nem de avanço de pautas de direitos sociais”, declara.
Santini diz que o consumo e difusão desse tipo de conteúdo contribui para “uma sociedade muito tóxica e muito doente”, na qual a raiva se transforma “em negócio”. Para ela, figuras políticas, especialmente da direita, utilizam técnicas como sensacionalismo e desinformação para provocar raiva e ganhar relevância. A professora diz que esses políticos “tentam criar uma lógica maniqueísta de bem e mal, nós e eles”, além de que “simplificam muito os problemas da sociedade”.



